Blogs

Advertising

O Coração [4] - Hipertensão

  • Fatores de Risco [3/7]

    Numa época em que “parece bem” aderir à comida de “plástico” – Fast-food – com a desculpa de que ‘é a crise que me obriga a optar pelo Mc…, Pizza…, Bob.. ou Big…’, em detrimento de preparar uma refeição que podendo ser económica não esteja na mira dos médicos e nutricionistas. Isso porque os padrões nutricionais desses alimentos não são indicados para o consumo constante. São alimentos ricos em gorduras hidrogenadas, açúcar, sódio, e calorias.

    Fibras e vitaminas não fazem parte do cardápio tipo fast-food.

    A população de hipertensos no mundo dito moderno cresceu muito nos últimos anos, inclusive entre os mais novos. Muitos especialistas apontam o fast-food como responsável por esses índices. Como as redes de fast-food são encontradas em diversos países, o alerta dado pelos especialistas merece atenção.

    A este propósito, prestemos atenção a mais um fator de risco para o Coração – órgão do corpo humano e não o coração sentimental e poético em que CUPIDO também conhecido como Amor, era o deus equivalente em Roma ao deus grego Eros. O filho de Vênus e de Marte, (o deus da guerra), andava sempre com seu arco, pronto para disparar sobre o coração de homens e deuses. Na era moderna é o cloreto de sódio, vulgo SAL, que nos marca e que por vezes mata.

    Hipertensão


    Tensão e Hipertensão arterial

    A circulação do sangue, que tem por destino chegar a todos os tecidos e células do organismo, implica que haja alguma pressão sobre as paredes das artérias. Esta pressão, que é normal e até essencial para que o sangue atinja o seu destino, é a chamada “tensão arterial” (pressão arterial, no Brasil).

    Existem, no entanto, uma série de fatores — de ordem genética ou ambiental — que podem fazer com que esta pressão sobre as paredes das artérias aumente em excesso. Estamos, então, perante um cenário de hipertensão.

    Só em Portugal, existem cerca de dois milhões de hipertensos. Todavia, deste número, apenas:

    • 50% sabe que sofre desta patologia;
    • 25% está medicado;
    • 11% tem a tensão efetivamente controlada.

    Exatamente por existir uma percentagem tão elevada de doentes cuja hipertensão não é controlada ou corrigida, é que a HTA é um dos principais fatores de risco no aparecimento de doenças cardiovasculares.

      

    Como surge a hipertensão

    Imagine que as suas artérias são como mangueiras: em estado saudável, o sangue flui com facilidade pelo seu interior, não encontrando qualquer obstáculo ao longo do trajeto que percorre até às células.

    No entanto, se nestas “mangueiras” o sangue se encontra sobre pressão, o coração tem de esforçar-se mais para fazer circular o sangue. Nestes casos, o esforço pode levar a que a massa muscular do coração aumente, fazendo com que o volume do coração se torne maior — a chamada hipertrofia.

    Numa primeira fase, o aumento muscular cardíaco não representa qualquer problema. Contudo, com o passar do tempo, esta hipertrofia pode levar a insuficiência cardíaca, angina de peito ou arritmia.

      

    O que fazer?

    1. Meça a pressão arterial regularmente

    Uma vez que a hipertensão arterial geralmente não tem sintomas, controle os níveis da pressão arterial com regularidade.

    • No caso de adultos saudáveis, recomenda-se a medição da pressão arterial, pelo menos uma vez por ano.
    • Já a população obesa, diabética, fumadora ou com antecedentes familiares de doença cardiovascular, deve proceder a um controlo mais frequente e de acordo com as indicações médicas.

     

    2. Pratique atividade física, mas evite esforços excessivos

    A prática de uma atividade física regular consegue, em muitos casos, uma descida significativa dos níveis da tensão. Escolha exercícios que compreendam movimentos cíclicos (como a natação, a marcha, a corrida ou a dança) e evite esforços físicos bruscos (por exemplo, levantar pesos ou empurrar objetos pesados) que aumentam a pressão arterial durante o esforço.

    .

    3.  Coma de forma saudável e evite o sal

    Deixe de utilizar sal de mesa (se ainda o faz) e substitua-o por condimentos alternativos, como ervas aromáticas ou sumo de limão. Evite também todos os alimentos naturalmente salgados ou aos quais tenha sido adicionado sal durante a sua preparação: caso dos enchidos, enlatados, comidas pré-preparadas, aperitivos ou águas minerais com gás. Evite as bebidas alcoólicas e, se tem excesso de peso, procure reduzi-lo através de uma dieta moderada.

      

    O que são a “máxima” e a “mínima”?

    A pressão arterial é quantificada através de dois números.

    • O primeiro número e mais elevado, diz respeito à pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias quando o coração está a bombear sangue. É a chamada pressão arterial sistólica — habitualmente chamada “máxima”.
    • O segundo número indica-nos a pressão que o sangue exerce nas artérias, quando o coração está relaxado. É a chamada pressão arterial diastólica — habitualmente chamada “mínima”.

    A pressão arterial ideal deve ser inferior a 120/80. Acima destes valores acresce o risco de doença coronária ou acidente vascular cerebral.

     

     

    Classificação da pressão arterial

    Máxima

    Mínima

    Até 120

    Até 80

    Normal

    120-139

    80-89

    Pré-hipertensão

    140-159

    90-99

    Hipertensão arterial estádio 1

    >160

    >100

    Hipertensão arterial estádio 2

     

     

    Como medir?

    • Escolha um local tranquilo, com uma temperatura amena
    • Repouse 15 minutos antes da mediação
    • Evite substâncias estimulantes, como café, álcool ou tabaco, até 30 minutos antes
    • Evite roupas apertadas
    • Apoie o braço, onde será feita a medição, à altura do coração
    • A medição no braço é mas fiável do que no pulso
    • Faça 2 ou 3 medições e calcule a média
    • Anote o dia, hora e valor obtido

      

    Tratamento

    1.ª medida: Tratamento sem fármacos

    Está provado que mudar alguns hábitos de vida é muitas vezes suficiente para baixar os níveis da pressão arterial. Isso passa por:

    • Restringir o sal;
    • Comer frutas, legumes e saladas
    • Praticar mais exercício físico;
    • Evitar álcool;
    • Reduzir o stress;
    • Perder peso (em caso de excesso).

    2.ª medida: Tratamento com fármacos

    Quando o tratamento sem fármacos não é suficiente, deve então recorrer-se aos fármacos. Estes devem ser prescritos pelo médico, segundo as características de cada paciente.

      

    Sintomas da Hipertensão Arterial (HTA)

    Mantenha-se atento aos sinais:

    • Tonturas;
    • Hemorragias nasais;
    • Dores de cabeça;

      

    Consequências da Hipertensão Arterial (HTA)

    1.  Hipertrofia do coração (aumento do volume)

      Diminuição do fluxo sanguíneo ao coração

      Angina de peito e Insuficiência coronária

      O coração tem dificuldade em bombear sangue a todos os tecidos do organismo

      O coração torna-se mais frágil, surgem arritmias e insuficiência cardíaca

     

    2. Deterioração das paredes das artérias 


    Aumenta o risco de aterosclerose e trombose (formação de coágulos)

    Nos casos mais graves, podem dar-se aneurismas e hemorragias cerebrais, devido ao enfraquecimento das paredes das artérias.

    Mas não se alheie de algo muito importante…associe o exercício físico a uma alimentação saudável. Opte por refeições ligeiras mas mais frequentes, preferencialmente coma produtos de qualidade.

    Tenha em atenção que nem sempre um produto com um preço de “promoção” é o mais barato. Ser menos caro poderá ser sinónimo de mais gorduras, mais conservantes, mis isto…mais aquilo…, em suma; recomendo que avalie os Produtos e Serviços da M.Diet/

    Tem duas possibilidades: Poderá ser só Cliente Consumidor dos Produtos do Grupo Lazaro => As Marcas do Grupo Lazaro <=, http://www.lalodosana.com/ ou ser também Promotor/Distribuidor e assim receber comissões sobre as vendas e descontos sobre o que consome.

     A fase de posicionamento = cadastro com desconto de 50%, foi prorrogado até 10/10/2014. Mas você só tem a beneficiar por se pré-cadastrar JÁ…!

    Se há processos fáceis, este é um deles. Veja aqui: http://mdietline.com/?id=cvale53

    Têm dúvidas? Então

    Todas as 2.ª, 4.ª e 6.ª às 22:00 de Lisboa, 18:00 de Brasília, tome contacto com M.Diet (Dieta Mediterrânea).

    Entre aqui: http://login.meetcheap.com/conference,mdiet, no login, coloque o seu nome + CV Até lá...!

    Se quiseres aderir, ter uma dieta saudável e ainda ganhar dinheiro, então pergunta-me como, eu ajudo! Me cont@cte no Skype: cvale53